Dia do Engenheiro Químico

Olá EQA! Tudo certo?

Pois é, gente, hoje é dia do Engenheiro Químico!

O motivo? A única coisa que conseguimos encontrar na internet foi esse link.

A gente podia se questionar nesse post sobre o que faz um engenheiro químico, mas ninguém aqui precisa de 4 parágrafos falando uma coisa que todos já sabem, afinal, metade do EQA sonha em se tornar um desses um dia. (Certo?)

Em vez disso, vamos apresentar aqui uma pequena lista de alguns engenheiros químicos famosos, alguns fatos mais memoráveis da profissão e um pouco de história desses encanadores glorificados.

Um pouco de história

A engenharia química nasceu a partir da Engenharia Mecânica no final do século 19 com a necessidade de pessoas mais especializadas em processos químicos. O primeiro curso formal no assunto surgiu em 1888 e o termo engenheiro químico foi cunhado muito antes, entre 1830 e 1840.

O curso surgiu através de uma série de livros, escritos por George Davis (na foto) , baseado em sua experiência na indústria química e em alguns experimentos realizados por ele mesmo. Nesses livros, ele introduzia e criava o conceito de Operações Unitárias, fundamental ao curso.

No citado ano de 1888, o professor Lewis Norton, interessado nos estudos feitos por George Davis, funda, no MIT, o curso X (dez) baseado nesse conhecimento, unindo assim engenheiros químicos através de uma graduação formal.

Engenheiros Químicos Notáveis

    • Victor Mills, engenheiro químico da P&G, é o inventor das fraldas descartáveis.
    • Lewis Urry, Engenheiro Químico a Eveready, inventou as pilhas alcalinas duradouras.

  • Robert H. Perry consta no hall por motivos óbvios.
  • Linus Pauling, aquele cara que fez tanta coisa na química que você estudou e já esqueceu, era um engenheiro químico.
  • Richard Felder é tido como um dos maiores professores de engenharia química.
  • Margaret Hutchinson Rousseau (foto) desenvolveu a primeira planta comercial de penicilina.
  • Dolph Lundgren, aquele que atuou em He-Man, O justiceiro e Rocky IV, tem QI de 160, é poliglota e mestre em engenharia química.
  • Expedito José de Sá Parente, engenheiro químico professor da UFCE, é considerado o pai do Biodiesel.
Fatos Interessantes
  • Das quatro grandes engenharias (Mecânica, Química, Elétrica e Civil), a química é a que possui o menor grupo e é a mais bem paga, na média.
  • Um engenheiro químico já ocupou, ou ocupa atualmente, uma posição de CEO nas seguintes grandes empresas 3M, Du Pont, General Electric, Union Carbide, Dow Chemical, Exxon, BASF, Gulf Oil, Texaco e B.F. Goodrich. Até mesmo um ex diretor da CIA, John M. Deutch, era um engenheiro químico por formação.
  • Uma das maiores invenções da engenharia química, o craqueamento catalítico foi desenvolvido por um engenheiro mecânico chamado Eugene Houdry, em 1927. O processo permite que gasolina de alta qualidade seja obtida de petróleo bruto e ainda é muito utilizado hoje, com alguns avanços, claro.
  • O exercício da profissão de engenheiro químico é regulado pela lei federal 5194, de 24 de dezembro de 1966, a mesma que regulamenta a profissão dos demais engenheiros, do arquiteto e do engenheiro agrônomo. Esta lei foi regulamentada pelo decreto federal 620, de 10 de junho de 1969, legalizando, assim, o exercício do engenheiro químico. Apesar de tardia sua regulamentação, a profissão de engenheiro químico já vinha sendo exercida no país com a crescente industrialização iniciada nos anos 50, que demandava seu trabalho, através do projeto e execução de diversas manufaturas. O impulso industrial do regime militar na década de 70, conhecida como época do “milagre econômico” foi um importante período para o desenvolvimento da profissão, devido ao surto das indústrias que ocorreu no período.
O CALEQA deseja um feliz dia do Engenheiro Químico a todos os profissionais da área!
Anúncios

3 respostas em “Dia do Engenheiro Químico

  1. Hoje dia do Engenheiro Químico devemos também registrar em nossos anais que um dos cargos que o Engº químico ocupa com bastante primazia e relevância na sociedade é o de Perito Criminal Federal, área 6, no Departamento de Polícia Federal, onde analisa drogas ilícitas (cocaína, maconha, ecstasy etc.), além de atuar em outros ramos da criminalístca tais como balística, grafoscopia, crimes ambientais, química forense.
    Salve o nosso dia.
    Assis Clemente da Silva Filho.
    Engº Químico – PCF (Perito Criminal Federal)-SETEC-SR/DPF/PE.
    Recife/PE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s