Dia do Engenheiro de Alimentos

Olá EQA!

Nós já fizemos um post pelo dia do engenheiro químico, e não poderia ser diferente pelo dia do engenheiro de alimentos!

Dia 16 de outubro é o dia nacional do Engenheiro de Alimentos! Parabéns a todos os engenheiros, atuais e futuros!

Nesse dia também se comemora do dia Mundial da Alimentação, por esse motivo o CREA escolheu a data para comemorar o dia desse profissional.

A história da Engenharia de Alimentos no mundo afora não tem um marco inicial exato, é uma evolução natural e paulatina da Engenharia Química sendo aplicada no ramo da indústria alimentícia e afins.

No entanto, na América Latina existe, sim, um divisor de águas, que é a criação da FEA, a Faculdade de Engenharia de Alimentos, na

 Unicamp, o primeiro curso de EA na américa latina. Clique aqui para ler a matéria que fala da criação do curso!

O curso começou em 1967, sendo idealizado pelo professor André Tosello (Foto, ao centro), como um curso tecnológico com o objetivo de reunir em um profissional o conhecimento desarticulado da indústria alimentícia na época, em que se podia contar nos dedos de uma mão as grandes marcas do ramo e profissionais desde químicos a veterinários trabalhavam com alimentos. O curso foi baseado em semelhantes na Europa e Estados Unidos, que começavam a montar um modelo de Engenharia de Alimentos e começou nas instalações do Instituto Tropical de e Pesquisas e Tecnologia de Alimentos, antes que os prédios da FEA ficassem prontas.

Na época, uma pesquisa apontava que, na média, a família brasileira consumia 400 calorias a menos que o recomendado, ficando em um estado de má alimentação, tornando a criação de tal curso muito propícia.

A primeira turma, composta por 6 alunos (Antonio de Melo Serrano, Iracema de Oliveira Moraes, José Benício Nunes de Miranda, Luiz Henrique Marchi, Maria Amélia Chaib Moraes e Manoel Machado Pereira, na foto) se formou em 1970, com o reitor Zeferino dizendo “Está nascendo, aqui, a história da engenharia de alimentos no Brasil”.

Nesses anos de Engenharia de Alimentos no país, foram feitas algumas descobertas e invenções notáveis pelos nossos profissionais, como o desenvolvimento de uma máquina para processamento de leite de soja, utilizada no mundo todo, bem como a descoberta da primeira bactéria de solo que produz açúcar natural (não engorda nem causa cáries).

A indústria de alimentos se beneficiou, e muito, dos conhecimentos e capacidades desse profissional nos últimos anos. A ‘explosão’ da aplicação de tecnologias no processamentos de alimentos trouxeram grandes avanços na forma como os produtos chegam até o consumidor, sendo uma relação benéfica tanto para a empresa, que desenvolveu processos mais economicamente viáveis, quanto para o cliente, que ganhou alimentos de melhor qualidade.

O CALEQA saúda a todos (e futuros) profissionais da área de Engenharia de Alimentos nesse dia pelo papel assumido por eles na indústria alimentícia.

Abraços!

 

PS: Quer ter uma visão mais casual de um engenheiro de alimentos? Dá uma olhada nesse link.

Uma resposta em “Dia do Engenheiro de Alimentos

  1. Fiquei emocionada, quando sem querer me deparei com essa foto linda do meu pai Manoel Machado Pereira, em sua formatura na primeira turma de formados em Engenharia de Alimentos. Nós, seus filhos e familiares, depois de quase 30 anos de seu falecimento, sabemos o quanto foi importante para todos esse curso. Parabéns à todos e principalmente a esses seis lutadores.
    Obrigada,
    Eliana Maria Torres Pereira Rodrigues

Deixe um comentário